8 de abr. de 2011

5 Músicas sobre Bullying: Qual a influência da música nesse tipo de situação?



A manhã de ontem foi marcada por um evento trágico e inédito em nosso país. No Rio de Janeiro, um homem invadiu uma escola armado e efetuou diversos disparos contra os alunos, deixando vários mortos e feridos. O Expresso da Música lamenta o ocorrido e presta solidariedade a todas as vítimas e seus familiares. Não há explicação exata sobre a motivação do crime. Nos resta refletir um pouco sobre o fato. Resolvi trazer uma lista com 5 músicas e clipes cuja temática envolve problemas na escola. Afinal há artistas que se mostram preocupados com o assunto, expressando através da música.

Especialistas apontam distúrbios mentais e o bullying como possíveis fatores decisivos para o assassino ter invadido a escola no Realengo. O termo “bullying” tem sido cada vez mais presente na mídia e, conseqüentemente, no cotidiano das pessoas. Crianças cuja vida escolar se torna um verdadeiro inferno e a humilhação vira rotina. São vários os motivos que levam alguém a ser alvo das gozações dos colegas. Aparência, comportamento, cultura, cor e visão religiosa são exemplos.

As conseqüências da perturbação que essas crianças sofrem na escola podem aparecer de diversas maneiras no futuro. Desde uma vida frustrada e traumática até atos mais radicais e não tão comuns, mas graves. Um exemplo marcante foi o massacre de Columbine, ocorrido nos Estados Unidos em 1999, quando dois alunos resolveram invadir seu colégio fortemente armados, fazendo 13 vítimas fatais.

Pearl Jam, Korn, Linkin Park, Aerosmith e Kelly Rowland, compuseram músicas e gravaram clipes onde é retratada a dura rotina daqueles alunos que não se enquadram nos padrões do meio e acabam por ser rejeitados e humilhados.

O propósito de trazermos uma lista de clipes que abordam o assunto é que possamos, através da música e da arte, refletir sobre a realidade vivida por muitas pessoas, que nem sempre conseguem lidar da maneira mais adequada com a situação. E claro, a influência da música sobre isso.

Pearl Jam – Jeremy

Lançado em 1992, o clipe é baseado em fatos reais e mostra uma criança chamada Jeremy, que comete suicídio na frente de sua turma na escola. O verso “Jeremy spoke in class today” (Jeremy falou na classe hoje) traduz com genialidade a maneira que o garoto encontrou para chamar a atenção de todos para o seu problema.

Korn – Thoughtless

A humilhação passada por um estudante no ambiente escolar é exposta durante todo o clipe. Na letra ele questiona. “Por que vocês estão tentando tirar sarro de mim? Vocês acham isso engraçado?”. E ameaça. “Todo o meu ódio não pode ser contido... E eu puxarei o gatilho e você cairá, cairá, cairá”. O clipe saiu em 2002.

Kelly Rowland – Stole

Neste vídeo o clima é mais triste. Um aluno taxado de nerd decide acabar com seu sofrimento, da pior maneira. O estereótipo do nerd ganha espaço na letra. “Porque ser inteligente não te faz legal”. E o refrão, diz tudo. “Ele não é mais invisível. Com a 9 milímetros do seu pai e sem consciência. Desde que ele passou pela porta da sala de aula. Ele está em todas as manchetes”. A história de um aluno assassinado no pátio da escola também é contada no clipe. O nome da música é “Stole”, (roubado, em português).

Aerosmith – Hole in My Soul

Novamente o estudante taxado de nerd é o personagem do vídeo. O nome da música e também verso da canção “There is a hole in my soul” é objetivo. “Há um buraco em minha alma”. O jovem retratado na música é alvo de deboche de todos na escola, especialmente das mulheres e dos atletas. Na tentativa de resolver seu problema, ele “cria” namoradas, mas todas são roubadas pelos colegas. Ao menos nesse clipe, o final é feliz.

Linkin Park - Numb

Famosa no inicio dos anos 2000, o Linkin Park tinha um forte público adolescente. No videoclipe de “Numb” uma menina se sente invisível no ambiente escolar. O fato de não ser notada vai deprimindo a personagem, que se mostra uma pessoa super retraída.

(Edit) Eminem ft Lil Wayne – No Love

Pessoal, descobri mais uma música que aborda o tema, e resolvi editar o post para adicioná-la. Trata-se de uma criança que sofre vários tipos de abuso de seus colegas de escola até se virar contra eles. Vale a pena conferir o clipe.

Jessie J – Who’s Laughing Now?

Lançado na primeira quinzena de agosto deste ano, tanto o clipe quanto a letra da música retratam o bullying sofrido pela cantora nos tempos de escola. Versos como “Você parece um alien/ Seus dentes são como os do Pernalonga”, ilustram as onfensas dos alunos à personagem. No entanto, ela supera a fase e já deixa sua mensagem logo no nome da música: “Quem está rindo agora?”.

Qual é sua opnião sobre o assunto? Você acha que as músicas servem para esses jovens extravasarem? Ou são uma fonte de inspiração para cometerem atos mais radicais como os mostrados nos clipes? Reflita. Comente!

Compartilhe: Share on Tumblr

7 comentários:

MATRIXIRTAM disse...

Infelizmente, passei a considerar o dia "7 de abril" como sendo o "11 de setembro" dos americanos. Inconcebível e difícil até de descrever. Acredito sim que músicas podem "inspirar" trastes como este assassino (pois chamá-lo de verme é pouco). No entanto, é o somatório de vários fatores que agem conjuntamente, como religião, família, sociedade etc... Para mim, isto é mais uma "prova" que Deus não existe.

Lucas disse...

De certa forma o rock foi de uma coisa inosente, alegre e engrassada nos anos 50-65, para uma coisa psicodelica, subjetiva e consciente 65-75 e depois para boba e alegre 75-87 e anos 90.. 00 tava uma coisa mais individual e bem depressiva.. tratando de temas mais tristes como solidão e falta de amor...

Anônimo disse...

eu sofri bullyng quando era criança, tudo por causa da minha cor; eu sempre me sentia mal, tinha apenas 4 amigos que eu gostava de estar com eles, já o resto do povo da sala quase nem flava comigo, isso quando eu não apanhava, levava socos, e etc. Como depressivo, dá pra ter uma ideia de q essas musicas são como um grito de socorro e uma abertura pra um mundo à parte pra cada um q sofre bullyng.

Guilherme disse...

Concordo Lucas! O Rock foi passando por várias fases até chegar nesse ponto mais depressivo e rebelde, passando a ser a trilha sonora de milhares de pessoas que se indentificam com isso e de certo modo sentem-se expressados pelo teor das letras, como no caso do anônimo ai em cima.

Mônica Lopes disse...

Sim a música ajuda no combate sobre o bullyng

Anônimo disse...

A música é um meio tão útil nos dias de hoje que eu acredito que essas letras podem ajudar tanto quanto piorar a situação. Dependendo de como a pessoa estiver, vai saber o que ela entende né...

Kaique Oliveira disse...

Parabéns! Nunca tinha parado pra reparar nessas músicas! Vale a pena conferir Make It Stop (September's Children)-
Rise Against, o clipe também tem relação com Bullying!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons