29 de mar. de 2011

Site condenado a pagar $950 mil por piratear os Beatles



beatles-O velho deitado já dizia: Vem fácil, vai fácil. Lição que os donos do site Bluebeat aprenderam da pior maneira possível. O motivo é bem simples, os espertalhões que vendiam ilegalmente músicas de diversos artistas como Coldplay e Beatles por $25 centavos cada, terão que desembolsar nada menos que $950.000 para a gravadora EMI Group.

O funcionamento do site era bem simples. Os responsáveis faziam pequenas alterações nas músicas, na maioria das vezes quase imperceptíveis. Assim argumentavam que não eram as faixas originais dos artistas, o que automaticamente permitiria sua venda. A atração maior do Bluebeat eram os preços, sempre abaixo do mercado. Enquanto na loja virtual de música da Apple, iTunes o preço médio por música é de $99 centavos, no site ilegal o valor não era nem a metade.

Mas problema mesmo começou para os donos do site quando eles resolveram vender músicas dos Beatles por $25 centavos cada, sem permissão da banda, claro. Não demorou para que a EMI e a Apple, que depois de muito custo conseguiu os direitos para vender faixas dos Beatles no iTunes, os processassem. A primeira medida tomada foi a retirada do site Bluebeat.com do ar sob ordem judicial. Agora, a condenação a pagar a modesta quantia de $950 mil, que em nossa moeda ultrapassa os R$ 1 milhão.

Quebrar direitos autorais tão descaradamente e ainda fazer uma fortuna com isso realmente não ficaria impune. Principalmente quando se mexe no bolso de uma gigante como a Apple, que obviamente se sentiu prejudicada com a concorrência desleal praticada pelo Bluebeat.

Compartilhe: Share on Tumblr

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons